Quem é a maior torcida do interior?


Não aceite imitações! A maior torcida do interior do Brasil é a do Guarani Futebol Clube. Confira abaixo dados que comprovam que a pequena ponte preta tem torcida menor que a do Guarani. Sem falar o fato de que em Neverland os torcedores são mistos: torcem para um time da capital e para a coitada do Bosque.

O acesso a dados reais sobre público e renda é complicado. A CBF até 2011 mantinha em seu site estas informações. No entanto, no final de 2011 ela mudou o seu site e o conteúdo não está mais disponível.

Os números comprovam: ganhando ou perdendo os jogos, a torcida do Guarani é maior do Interior e de Campinas! É uma torcida sofrda, porém, fiel e apaixonada! 

https://racatrad.wordpress.com/2010/12/21/fechamento-2010-a-maior-torcida-do-interior-e-a-mesma-de-sempre/

  1. celso luis ávila bueno

    A maior torcida do interior paulista é a do nosso glorioso União Barbarense……

  2. gentil ferinp dos santos

    A maior torcida do interior do Brasil é a do meu BUGRAO!

  3. Maior torcida do interior e a do Sertãozinho kkkk

  4. Rodrigo Peixoto

    Sem dúvida Comercial é segunda maior torcida do interior. Botafogo só tem simpatizante, só tem torcida em jogo de adversário com muitos adeptos.
    Comercial tem torcida apaixonada e presente.

  5. Moro em Ribeirão Preto faz quase 40 anos. Qdo cheguei aqui (1977), o Botafogo havia acabado de conquistar a Taça Cidade de SP q vale o mesmo q nada (campeão pta do 1o turno) e só se falava em Botafogo. Sou comercialino, mas imparcial. E posso garantir q a torcida do “bafo” (comercial) é pouca coisa maior..margem de uns 5%..

  6. Olha sem clubismo a real é um a só é quem acompanha clubes do interior sabe
    1 guarani
    2 ponte preta
    3 xv piracicaba
    4 bota fogo
    5 comercial
    Somente estes times tem destaques o restante não tem importância

  7. A torcida do Comercial pode até não ser a maior ,mais com certeza é a mais apaixonada ,nunca abandonou o Time mesmo ficando 25 anos fora da elite !
    1- Guarani
    2-Ponte Preta
    3- Comercial
    4-Xv de Piracicaba
    5-bostafogo

  8. todos sabem, como todo respeito aos times do interior que tanto gosto, é obvio que se o Corinthians jogar e liberarem ingressoas a vontade e em boa quantidade, a torcida corinthiana vai ocupar no mínimo 80% do espaço do estádio, sem bla bla e falso moralismo.

  9. 1- corinthians
    2 – coringão
    3 – timão
    4 – Corinthians paulista
    5 – alvi negro do pq são Jorge
    6 – time do povo

  10. Quem domina o interior coloca 20.000 no Morumbi com meio time reserva já sabendo do esquema de federação ladrona…ISSO SIM É AMOR.
    Isto sim é torcida de verdade.

  11. claro que é a do BOTAFOGO RP comercial aki nem em restaurante tem mais.

  12. QUEM DOMINA O INTERIOR FERROVIARIA COM SUA TORCIDA APAIXONAMTE

  13. CARLOS MIGUEL

    O BOTAFOGO/SP DOMINA RIBEIRAO PRETO TEM A MAIOR TORCIDA DE RIBEIRAO E NAO E IQUAL A O COMERCIAL/SP QUE SO VIVE NA SERIEA2 E NAO PRECISA DA AJUDA DA FPF PARA SUBIR DE DIVISAO

  14. o guarani domina o interior paulista com maior torcida e titulos importantes

  15. Com certeza a maior torcida de Ribeirão Preto é o Comercial FC , o Comercial tem mais tradição e uma torcida apaixonada.

  16. Paulo Eduardo

    1º Guarani
    2º Xitas
    3ºXVcaipiras
    4ºInter de limeira
    5ºComercial
    6ºBotafogo
    7ºMistoZé.

  17. Pesquisador

    A segunda maior do interior é que é polêmica.Deve ser a do XV ou Comercial.
    A do Bugrão é soberana tanto no Brincão quanto no Morumbi.
    Aliás existem nucleos da Fúria em várias capitais,e vários Guaranis verde e brancos ,que usam o mesmo distintivo em cidades longinquas de Campinas.
    Só em Imperatriz do Maranhão são 2.

  18. Comercial na serie A2 (28/4/13) colocou 10 mil pessoas na joia contra o capivariano. Já o bosta fogo na serie a1 contra o são paulo colocou 5 mil…

    A média de publico do comercial na serie a2 é maior que a do bostinha na a1.

    Comercial é o corinthians do interior !

  19. Moro em São Paulo, mas fico impressionado com o amor da torcida do Comercial de Ribeirão Preto, até parece a do Corinthians tal é o amor pelas suas cores, acredito que seja mt mais povo que elite, Parabéns Comercial FC. a sua torcida é muito linda, considero a mais bonita do interior paulista.

  20. Jose Antonio

    Maior torcida do interior é um assunto polemico.Mas o maior público ja visto.
    Foi; Bugrão e Flamengo, brasileiro de 82 ou seja 52,000 pessoa no estadio Brinco de Ouro!!!

  21. 1-corinthianssss!!!
    2-corinthianssss!!!
    3-corinthianssss!!!
    4-ponte preta!!!!!
    5- guarani!!!
    6 palmeiras!!!!
    7-são paulo!!!!
    8- santosss!!

    • Bugrino de Cultura

      Fernando xita mista com gambá.Aliás,o cara escreve o próprio nome em minúsculo e isso já diz quem o é.
      1-Guarani
      2-A mistaiáda toda….É assim desde sempre.

  22. Posso garantir com numeros de fontes confiaveis de pesquisa,que o COMERCIAL tem a maior torcida de Ribeirao Preto!!! 67% contra 33% do outro timinho,pois eles tem bastante sinpatizantes, que falam que torce pro timinho,mas nao sabe nem quem joga no time e nunca foi no estadio ver um jogo sequer!!
    A unica coisa que a do timinho tricolorido tem de maior do interior e sua divida, que chega a $ 100.000.000.00 com o banco exxel, em que ja esta sendo julgado em Brasilia em ultima instancia!!
    Resumindo: voces tao FUDIDOS!!
    Nao confiem nas coisas que esses caras escrevem no site f.i. pois e escrito por torcedores do timinho e entao eles manipulam TUDO!!

    OUTRA COISA : A torcida organizada deles da pra encher uma perua kombe, e so tem gordos nojentos!!

  23. É se com toda esta historia cade os fiés torcedores que deixaram o GUARANI no estado que se encontra ??

  24. Botafogo Futebol Clube … a maior torcida do interior é esta … afinal na região de Ribeirão Preto (3 milhões de pessoas), ou se torce para o Botafogo ou então para o Comercial, pois não há times de tradição na região. Já em Campinas, existem diversos como: Rio Branco, XV de Piracicaba, Mogi Mirim e etc … Botinha é a maior !

    • Paulo Eduardo

      Região metropolitana de Campinas, 8 Milhões de pessoas, campinas quase 2 milhões de abitante, 50 por cento de campinas torcem para o guarani, ribeirão preto tem mais torcedores de times da capital do que dos da cidade….

  25. morei em ribeirao preto durante 2 anos.. e lá a torcida do comercial, é bem maior e mais presente doque a do botafogo,mesmo o botafogo sendo o time de mais glórias que o comercial.. a torcida do comercial é muito maior…. a do comercial é mais povão, ja a do botafogo é mais elite..

    acho q é assim

    1°guarani
    2°ponte
    3°comercial
    4°são josé
    5°xv de piracicaba

  26. bom. creio q seja isso

    1° GUARANI
    2°PONTE
    3°COMERCIAL

    essas são as 3 maiores do interior na minha opnião

  27. 1º Bugrão.
    2º XV de Piracicaba
    3° Botafogo de Ribeirão.
    4º Paulista
    5° Comercial de Ribeirão

  28. Co autor de Desde 1911

    Bem,vamos lá em mais uma aula cultural contrariando folclores.
    O Guarani foi fundado em 1911 por jovens filhos de operários quase todos italianos.
    Sou tataraneto de uma imigrante italiana que chegou ao Brasil uma década antes da fundação do Guarani e seu nome,Joanna Sangion Tasso a qual respirava e sabia de toda a História Bugrina da fundação até a data em que faleceu em novembro de 1968,pois esteve presente testemunhando a fundação e desde então se apaixonou fervorosamente pelo nosso velho e querido Bugre.Era comum Pompeo de Vito pessoalmente ir receber as mensalidades de sócios na casa da familia donde depois depositava todas as colaborações e mensalidades dos Bugrinos no cofre que era simplesmente uma pequena caixa de madeira e esta caixa ainda deve existir no bairro JD Garcia em poder do sr Osvaldir Sarnes,filho do ex presidente Sarnes,tesoureiro na época.
    Uma relíquia histórica.
    Mas por quê fundaram o Guarani?
    Vamos viajar no tempo nesta deliciosa história.
    Antes do Guarani o futebol de Campinas era super desorganizado,com jogos escassos e enfim as peladas não davam ar de popularidade ao esporte a não ser sómente entre seus praticantes.
    A rapaziada fundou então o Guarani para ser diferente , organizado e inclusive o Guarani foi o grande fundador da Liga Campineira de Futebol donde a partir de então começou-se a organizar o campeonato da cidade.Só este fato já mostra a importancia da fundação do Guarani para Campinas e porque Desde 1911 é orgulho de sua gente.
    Como já nasceu popular,sua popularidade cresceu assustadoramente em 1913 ainda com 2 anos quando em suas fileiras surgiu o atacante Larama,o primeiro jogador negro que se tem noticia.Erroneamente decantam um jogador vascaino já em 1917.
    Naquela época,os negros não tinham espaço no futebol brasileiro e justamente o Guarani acabou com esta imbecilidade.Este foi um fato que aumentou sua rivalidade com o Americano,time da elite campineira o qual se achava o time mais poderoso de todo o interior,com uma arrogancia de causar inveja ao capeta e com tanta arrogancia,nunca foi convidado a participar do campeonato da liga campineira.Foi justamente sua briga com o Guarani que acabou o extinguindo o expondo ao ridiculo ao fugir de campo após o terceiro gol Bugrino.Adeus fregues descontente.
    Podem ter certeza que seus aficcionados não migraram para os lados Bugrinos.
    Ainda com 5 anos de fundação em 1916,a revista Silhueta fez uma pesquisa entre torcedores em Campinas:
    1- Guarani………..727 votos.
    2-White Team…….552
    3-Black……………..219
    4-Espéria…………..33
    5-Paulista…………..12
    6-Luzitano…………..11
    7-London (formado por bugrinos)
    e
    aapp……………….7 votos cada.
    Ainda em 1915,o Guarani já era forte demais e começou a medir forças contra os principais clubes da capital,o que lhe rendeu fama e em seus jogos na capital,a Cia Paulista tinha que colocar vagões extras para sua torcida.Foi na virada da década,numa dessas viagens que a imprensa paulistana carinhosamente o apelidou de Valentes Bugres e depois BUGRE.Após sucessivas conquistas e muita fama,finalmente foi convidado a participar do campeonato paulista a partir de 1927 obtendo honroso 4º Lugar.
    Já jogando contra os grandes no Pastinho foi que surgiu o “fenomeno” da torcida mista rival,pois exceto a aapp,aqueles antigos e pequenos adversários foram se extinguindo.
    Com o Guarani neste alto patamar,quem morava em Campinas ou era Bugrino ou era rival fosse prá quem torcesse.Isso não significava que a outra metade era toda xita.Porém as xitas se aproveitaram desse fato na decada de 30 e “converteram” nossos rivais para suas alas através de pesquisas encomendadas.Algo ridículo.
    Como em 1930 os dirigentes Bugrinos não aceitaram a profissionalização do futebol,o que póde ter sido um erro crucial ao contrário das sardinhas que eram patrocinadas pelo Grupo Santista,o Guarani deixou o campeonato paulista,voltando aos campeonatos de Campinas e porém,após inumeras conquistas simplesmente não tinha mais graça.Era como um universitário cursando o pré primário.
    Por isso,não se deve dar muita importancia ao tal de derby.
    Voltando às xitas,elas se aproveitaram o fato do filho grande voltando ao lar,e tiraram proveito da situação pois o grande lhes trazia marketing e forçaram a barra prá ser nossa maior rival.Já distante de 1913,espalhavam boatos que o Guarani era time de racistas,riquinhos e uma série de baboseiras,aos mais jovens e crianças na tentativa de puxar a sardinha prá brasa delas.Foi uma tentativa de distorsão da história mais linda que um time de futebol possui.Ainda hoje há quem acredita nas baboseiras das xitas cujos ataques distorcedores portanto mentirosos se intensificaram na decada de 60 quando ao perceberem que inclusive xitas eram sócios do clube do Guarani chegaram ao cumulo de espalhar que era proibido negros frequentarem o Guarani,principalmente suas piscinas.
    São tão ridículas que justamente naquela época nosso presidente era Jayme Silva e,portanto um negro.Podem notar que todo sujeito que só fala asneira,fudido na vida,bêbado e desnorteado é xita mista.Reflexo de suas próprias idiotices inventadas.
    Mas por quê a imprensa mista a protege?
    Fácil responder:
    –É PORQUE NAQUELA PRIVADA OS LOCUTORES DE RÁDIOS TEEM QUE TRANSMITIR JOGOS NO MEIO DAS SOCIAIS DAS XITAS E ALÉM DISSO,NAQUELA RATOEIRA EXISTEM MUITAS ARMADILHAS INCLUSIVE PARA PRESSIONAR ARBITRAGENS DONDE O PUBLICO NÃO CONSEGUE VER.
    Xita só fala asneira e só faz cagádas.
    E nos dias de hoje,some-se o fato de incluirem no publico “pagante” até seus miseros ST ou Camisa 10.
    O Bugrão não possui torcida apenas em Campinas conforme a internet vai os revelando.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: